Quase todos nós estamos sempre próximos de nossos smartphones, e é possível que esteja lendo este artigo pela tela de um smartphone. Pois bem, você está num micro-momento (eu quero saber)!
Os micro-momentos estão quase sempre ligados a este fato, pois são pequenos momentos da jornada de compra de um consumidor. Contribuem para as decisões do usuário na hora da compra, na escolha de rotas, entre outras coisas. Não deixa de ser algo a ser estudado na sua estratégia de marketing digital.
I Want to Know (Eu quero saber)
Podemos dizer que na etapa “I want to know” é o micro-momento em que a pessoa está buscando determinada informação. Por exemplo, uma pessoa que quer saber mais sobre algo ou algum tema e faz uma pesquisa. Geralmente, nesse estágio ele ainda não quer comprar ou consumir nada, quer apenas conhecimento ou informação mesmo.
I Want to Go (Eu quero ir)
Neste caso, o usuário quer descobrir o endereço ou rota de um determinado local. São pesquisas relacionadas a mapas e direções. A pessoa pode buscar diretamente pelo nome de um local, por uma cidade, bairro ou rua.
I Want to Buy (Eu quero comprar)
O mais utilizado por e-commerces. É o micro-momento em que o usuário pesquisa diretamente o que quer comprar, seguido ou não da palavra “preço”. Em resumo, são consultas de uma pessoa que já está mais decidida a comprar algo.
I Want to Do (Eu quero fazer)
Este tipo de pesquisa está diretamente ligado ao desejo de executar determinada atividade. As pessoas buscam informações para aprender fazer alguma coisa. Logo, assistindo a um vídeo, fica fácil a aprendizagem.
Por isso, hoje em dia os tutoriais em vídeo são muito comuns e a variedade é absurda. Inclusive, dá para encontrar vídeos ensinando a fazer diversas atividades, desde tocar uma musica no violão, até fazer um bolo. Muitos sites saíram na frente e começaram a produzir conteúdo desta forma para entregar valor ao usuário.
Hoje muitas empresas já fazem uso dos micro-momentos como uma estratégia para aumentar suas vendas ou captação de dados. ReOs smartphones estão se tornando fortes aliados das marcas na jornada de compra de milhões de usuários.
0 comentário