Você sabe descrever o diferencial do seu negócio? Qual a diferença do consumidor comprar contigo ou com o concorrente? Sabe quais são as dores e desafios de seu cliente? Se sim, você provavelmente tem uma Proposta Única de Valor (PUV).

Mas, o que é uma proposta única de valor?

É um conceito, uma ideia, ou mesmo uma frase que diferencia seu negócio dos concorrentes e no mercado em que atua, ou seja, é o que faz do seu produto ou serviço ser percebido de forma única pelo cliente.

Quando te perguntam o que você faz ou vende, sabe dizer de forma clara e rápida?

E se estiver num elevador e, de repente, aquele cliente que sempre sonhou conquistar entra e te pergunta o que você faz? Você precisa aproveitar este tempo e falar de forma rápida e clara o que seu produto faz e o motivo que ele deveria comprar.

Também é comum novos empreendedores quando vão buscar ajuda financeira se deparar com perguntas do tipo: Qual o posicionamento de seu negócio? Qual o consumidor para este produto/serviço? Por que compraria contigo?

A proposta única de valor não é uma explicação detalhada de sua empresa ou missão, objetivos e valores, ou ainda um slogan e frases de efeito. Essas formas ajudam a apresentá-la e visualizá-la, mas não as define.

O que deixa claro aquilo que você oferece, para quem oferece e a diferença que vai fazer a quem comprar, é o que chamamos de Proposta Única de Valor.

Existem maneiras muito simples de ter seu posicionamento de forma clara, prática e objetiva.

Construa sua PUV!

Abaixo destaco um modelo que nos ajuda a resumir sua proposta única de valor em uma frase simples:

<produtos ou serviço> PROPORCIONA <benefício> PARA <público-alvo> MESMO QUE <desafio> SEM TER QUE <dor> ATRAVÉS DE <método>.

Pegue papel e caneta e reescreva completando os espaços, mas antes vou detalhar o que são estes espaços.

Produto ou serviço: É o que você vende ou o seu negócio.

Benefício: é o que o seu produto ou serviço faz de melhor para seu cliente ou o que o consumidor sente quando adquire seu produto. Exemplo: como satisfação, alegria, alívio etc. O quanto ele é relevante ao seu cliente.

Público-Alvo: É quem consome seu produto/serviço ou para quem você oferece.

Desafio: Faça o exercício de se imaginar como seu cliente se comporta e identifique o que mais o incomoda; o que o atrapalha no seu dia a dia e que seu negócio resolve. Como por exemplo: situações comuns de falta de recursos financeiros, capacitação, locomoção entre outros.

Dor: São as objeções que seu consumidor visualiza ao se deparar ou ter que fazer algo importante.

Método: De que forma seu produto ou serviço satisfaz o desejo ou benefício aos seu clientes? Através de quê seu cliente resolve a dor dele? Aqui que você identifica o diferencial do seu negócio ou produto /serviço.

Modelo de Proposta Única de Valor

Veja um exemplo de proposta única de valor famosa no mercado.

Aplicativo Uber PROPORCIONA facilidade de locomoção PARA pessoas que trabalham fora ou precisam sair de casa MESMO QUE não tenha acesso de locomoção imediata SEM TER QUE se limitar a horários determinados ou embarques distantes ATRAVÉS DE uma rede de motoristas conectados por nossa tecnologia.

Claro que não precisa ser rígido no modelo acima, mas certifique-se de fazer o cliente entender por qual razão ele deve comprar de você.

Agora, faça esse exercício para seu negócio e tenha sua PUV – Proposta Única de Valor. Torne-se único a seus clientes.

Quer saber mais sobre posicionamento ou proposta única de valor, entre em contato conosco clicando no botão abaixo.


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