Atualmente o serviço com maior procura que tenho acompanhado é a de criação de logotipo. Talvez porque muitas pessoas tiveram que empreender para poder enfrentar a crise financeira provocada pela pandemia. Assim que esses empreendedores pensam em como divulgar o produto ou serviço, logo pensam em ter um logotipo e a primeira coisa que dizem é: – Preciso de um logo, o que eu faço?
O logotipo ou o logo, como é mais conhecido, é a representação gráfica do conceito que se quer transmitir quando alguém adquire seu produto ou serviço. É um símbolo em que quando o seu cliente se depara com ele, vai imediatamente identificar sua empresa ou o que você faz e vende, ou ainda o que vai atender a uma necessidade daquele cliente.
Logo Profissional
É possível criar seu logo através de ferramentas na internet. Muitas vezes um parente próximo sabe mexer em plataformas online ou até mesmo em softwares gráficos. A vantagem é que nas plataformas de internet é um modo rápido e simples, mas é preciso ter em mente que o logotipo seja feito de forma especializada e sem limitações na arte, ou seja, o logo precisa ser profissional.
Invista na contratação de profissionais como: designers, publicitários, agências ou gráficas. O conhecimento desses profissionais valem a pena, pois vão dar exclusividade, criatividade e direcionamento na criação de seu logo.

Para se construir um logo são definidos muitos elementos. O profissional deve fazer algumas perguntas para ser assertivo e chegar num resultado que tanto satisfaça o cliente como represente o conceito do negócio ou empresa. As perguntas feitas pelo profissional ou as informações que você fornece para a criação do logo são chamadas de briefing, já falado em um blog anterior (clique aqui!). Quanto mais detalhes nesse briefing, mais condições o profissional vai ter de acertar em cheio no logotipo.
Para facilitar mais ainda, porque não faz um desenho do que quer? Não precisa ser nenhum desenhista para tal, é preciso só um rascunho para poder transmitir o que quer ao profissional que vai criar o seu logo.

Mas, quais são os elementos que compõem um logo?
O profissional precisa entender o que você vende ou faz, qual o conceito da sua marca e as suas preferências, além disso, ele precisa estudar e ser criativo nos elementos abaixo.
Tipografia
É o tipo de letra, ou seja, a fonte que é usada. Existem vários tipos que você pode comprar ou baixar gratuitamente na internet, porém uma forma fácil de diferenciar é o uso de fontes com ou sem serifa. Serifa é o prolongamento nas extremidades das letras, que por muitas vezes trazem legibilidade, seriedade e conceito clássico. Por outro lado, as letras sem serifa, trazem algo mais moderno e descontraído.

Elemento gráfico
Algumas marcas tem logos em representação gráfica em conjunto com a tipografia. Existem também variações do logo somente em representação gráfica ou somente em tipografia. A representação gráfica é mais impactante ao olhar, portanto fácil de lembrar. Além disso, com um símbolo ou elemento gráfico é possível transmitir o conceito de sua marca de forma mais prática.

Cores
Esse elemento é extremamente pessoal, mas existe uma forma que pode facilitar sua escolha. Existe a psicologia das cores, ou seja, um estudo em que dependendo da cor, pode despertar alguma sensação ou sentimento. Já reparou que na maioria dos logos que envolvem comida, as cores são vermelho ou laranja? As cores quentes despertam excitação e energia. Busque na internet e vai descobrir qual sensação cada cor desperta.

Alinhamentos
É importante que para reprodução correta do logo, o mesmo seja feito com alinhamentos, ou seja, posicionamentos que fazem com que o logo tenha equilíbrio, melhor visibilidade e estética.

4 coisas que se deve levar em conta na criação de um logotipo
- Aplicação em negativo;
É como o logo se comporta num fundo preto ou escuro.
- Aplicação com variação de cores em diferentes fundos;
É como o logo se comporta com fundos em diferentes cores. Se o fundo for da mesma cor predominante do logo, é provável que você tenha que escolher outra cor para o caso.
- Orientações quanto ao dimensionamento possível do logotipo;
Muitos logos exigem o uso com tamanho mínimo, principalmente os que possuem detalhes em sua construção.
- Aplicações em que são usadas apenas o logo ou só a tipografia.
Muitas vezes o elemento gráfico sozinho é usado quando há limitação de espaço ou para servir de ícone em algumas situações. Mas, em outros casos, pode ser usado a forma em tipografia somente.

Além de ser criativo, o profissional precisa ter um software apropriado. De preferência um software de vetores, ou seja, o logo ser construído em vetor ou curva, pois não vai importar se vai colocar o logo em um cartão de visita ou em um painel em cima de um prédio. O logo vai ficar com excelente definição tanto no cartão como no painel. Os softwares mais populares são o Corel Draw e o Adobe Illustrator. Mas, como comentei um pouco antes, é possível fazer logotipos não vetorizados em softwares gratuitos ou plataformas na internet.
Manual de Identidade visual
Ao final de tudo, é importante registrar os elementos e os conceitos que envolveram a criação do logo. O documento em que se registra isso tudo é o manual de identidade visual ou guia da marca. Ele é muito útil para o profissional que você contrata para fazer cartões de visita, panfletos, brindes, posts em redes sociais, criação de um site entre muitas outras peças de divulgação.
Além dos elementos que foram usados na criação do logo, neste manual constam sua identidade como: história, valores, visão da empresa, como é o relacionamento com o cliente, como é o perfil ideal de cliente, além da essência que torna sua empresa e seu negócio diferente do concorrente.
Espero que este artigo lhe ajude a descrever o conceito e os elementos para o caso de você mesmo querer fazer seu logo. Mas, caso contrate alguém ou alguma empresa para fazê-lo, acredito que o blog sirva para que você forneça todos os detalhes a este profissional.
Clique no botão logo abaixo para ganhar um cupom com 50% de desconto e utilize em nossa loja virtual para adquirir o seu logotipo.
0 comentário