Faz uma arte aí pra mim!?
Comum, muito comum esta pergunta para quem trabalha com design, marketing, gráfica ou agência. Fica clara a importância do briefing na criação.
Seria importante que o cliente percebesse que a arte, é a representação direta de algo que quer transmitir. Um logo, por exemplo, é a representação do negócio, ou seja, representa o que o cliente faz de acordo com valores, sua razão de ser, core business etc.
Para a criação de um logo, identidade visual, site, ou qualquer arte, mais do que cor e tipo de fonte, é preciso conhecer e entender exatamente o negócio, o produto/serviço a ser vendido, a quem será vendido, para qual localidade e tantas outros fatores.
Quanto mais informações e entendimento, maior a probabilidade do profissional acertar “na mosca” o gosto do cliente, e assim evitar aquelas alterações intermináveis.
Se você é cliente, precisa de uma peça gráfica, arte para seu post, logo, identidade visual, projeto de site/app etc, não deixe de falar tudo do seu negócio, de como gostaria e/ou como enxerga que deveria ser o serviço.
Imagine você ir a uma concessionária ou loja de veículos e quando chega um vendedor, você diz: Vende um carro para mim? Certamente, ele perguntará, qual marca, qual modelo, qual motorização, qual cor, etc, ou então, ligar para uma pizzaria e dizer: Manda uma pizza pra mim? Quais sabores, com ou sem cebola, vai pagar com cartão ou dinheiro, quer sobremesa, refrigerante etc, seriam muitas questões.
Muitos profissionais questionam diretamente ou enviam formulários chamados de briefing. Nele, além de descobrir o que o cliente quer, o que precisa, também é importante constar: objetivos e metas, público-alvo e personas, escopo do trabalho ou projeto, materiais adicionais, detalhes extras e até mesmo exceções e objeções.
Um bom briefing é uma providência essencial para que como cliente, você fique satisfeito e feliz com o serviço contratado.
0 comentário