Num bom plano de negócio de um empreendimento, certamente o marketing é relevante, mesmo para as micro e pequenas empresas.

A cada dia o marketing vem ocupando mais espaço dentro das grandes empresas, pois concentra a inteligência competitiva e estratégica, tanto analisando todo o mercado desde seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, players, branding, como elaborando estratégias para atender à necessidade e desejos do seu cliente. O branding é um nicho do marketing com o intuito de construir uma imagem positiva da marca de uma empresa junto a opinião do público. Segundo uma pesquisa realizada em 2017 pela Stackla – especialista em conteúdo visual e marketing – 86% dos consumidores vê a autenticidade como um dos fatores mais importantes para decidir se apoiarão ou não uma marca.

O marketing, em uma visão global, dedica-se em muito mais do que apenas vender um produto, mas sim realizar as etapas de planejamento, produção, divulgação e promoção de determinado produto ou serviço, a fim de alcançar novos mercados.

Marketing Digital

Nos dias de hoje, o marketing digital (estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a internet e dispositivos móveis) vem crescendo de maneira relevante e fazendo com que grandes empresas e marcas olhem para essa área como uma oportunidade.

Está na hora de pensar no marketing nas micro, pequenas e médias empresas ou dar mais ênfase para esta tendência!

Tendências para o Marketing Digital

De acordo com a análise realizada pelo blog Sensorial Br em 2018, as grandes tendências de 2019 para o marketing digital são:

  • Os consumidores buscam autenticidade das marcas no mercado;
  • A busca através de voz deve crescer ainda mais e chegar a 50% de todas as pesquisas no Google até 2020;
  • Os micro-momentos (momentos em que buscamos a informação no intuito de saber, de ir, de fazer ou de comprar) são cada vez mais importantes para a escolha do consumidor;
  • As redes sociais estão em constante evolução e é preciso acompanhar as suas mudanças para manter a relevância;
  • As pessoas buscam por conteúdos que sejam mais específicos, profundos e personalizados para as suas dores particulares;
  • Os influenciadores locais, aqueles com capacidade de motivar consumidores de nicho, serão os melhores parceiros das empresas;
  • O conteúdo em vídeo, em especial a livestream em redes sociais, serão essenciais para todas as empresas;
  • O avanço da Inteligência Artificial e dos chatbots (programas de computador que utilizam inteligência artificial cada vez mais aperfeiçoada para imitar conversas com usuários) ajudarão às marcas a atender mais consumidores online.

O marketing, sobretudo o marketing digital, torna-se vital para que as micro, pequenas e médias empresas possam se desenvolver e crescer de maneira consistente, e principalmente satisfazendo seus clientes.


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